Sua mente é como uma cebola, aprenda aqui a descascar essa cebola.

SUA MENTE É COMO UMA CEBOLA, APRENDA AQUI COMO DESCASCAR ESSA CEBOLA...



  Nesse blog eu tento ensinar como viver de uma forma cada vez mais consciente da sua mente e do seu corpo. E a não ser que você se torne consciente, você estará desperdiçando a sua vida. Não se pode passar uma vida inteira dormindo, senão seria melhor estar em um caixão. Por isso começar a se tornar consciente é tão importante. É a coisa mais preciosa, mais importante. Estar totalmente consciente. E é complicado explicar para as pessoas que estão vivendo inconscientes de que elas estão em um sonho, é muito complicado, você precisa falar a linguagem dela, você precisa tomar muito cuidado, pois você fala “A” e ela entende “B”!





  Quem está em um sonho nunca reconhece o sonho como um sonho, você se perde completamente, você pode estar conversando com a sua mulher no sonho e ela se tornar do nada um dragão de cinco cabeças cuspindo fogo e será absolutamente normal, você se perde no sonho, e sua mente irá lutar para que ainda acredite que é um sonho, irá usar todas as armas disponíveis! Eu posso usar um sino para te acordar, mas o seu sonho irá transformar o barulho do sino em um sino de igreja, então no seu sonho você estará em frente a uma igreja ouvindo o tocar do sino, não irá precisar acordar, a mente transformou o som do sino em um sonho também, de forma que eu não possa nem mesmo arranhar sua ilusão, transformou “A” em “B”. Então para se comunicar com um louco você precisa falar a linguagem dele. 




  Neste exato momento alguém que está lendo isso pode estar tendo o seu ego ferido, pode estar pensando “Como assim? Está me chamando de louco? Está dizendo que eu estou dormindo? Quem é você para dizer isso? Eu estou acordado seu paspalho!”. Veja, é muito difícil se comunicar pois existe um grande firewall, uma grande barreira entre o meu “A” e você. Essa barreira é uma ilusão, mas uma ilusão muito persistente, e essa ilusão é responsável por transformar meu “A” em “B”, pois “B” é mais confortável, você está familiarizado com “B”, e o “A” é um mistério, você pode ficar completamente perdido. O seu ego é mais confortável, suas crenças são mais confortáveis, muitas pessoas podem estar acreditando na mesma coisa, e mesmo que seja mentira, somente o fato de que muitas pessoas acreditam, podem transformar essa mentira em verdade para a mente, então é mais confortável seguir o gado, seguir a manada.  






  Você vive em camadas e mais camadas de crenças, ideologias, certezas, identificações, sentimentos, etc. Sua mente é como uma cebola cheia de camadas, algumas já vieram com você dos seus antepassados e outras foram imputadas em você pela sociedade. As vezes você percebe que uma crença é falsa e troca por outra crença, que provavelmente também é falsa. Você troca seis por meia dúzia, mas existem algumas crenças tão enraizadas em você, que foram implantadas com tanto sucesso, que você nem as percebe, nem as toca, nem ousaria tocar, seria muito perigoso para a sua identidade, então permanece escravo, submisso as camadas de sua mente.



  Mas essas camadas não são você. Isso precisa ser compreendido profundamente e corajosamente. Essas camadas podem ser tudo menos você. Se você for corajoso para descascar a cebola, camada por camada, aí sim, chegará um momento em que irá ser você. Sua mente não é você, a sociedade não é você.






  E também é uma falácia muito grande, um truque da mente, dizer que você deve seguir os seus instintos cegamente porque eles são naturais, inerentes ao seu corpo portanto eles são você. Você não precisa seguir seus instintos também, eles também não são você. Não precisa ser escravo de nada nem ninguém, nem mesmo de quem pensa ser você.


  Tudo que pode ser observado não é você. Você pode estar confuso agora, mas é porque está lendo isso como “A” e está entendendo como “B”.



  Você está sonhando, em um mundo de sonhos, você está em Narnia, em uma Matrix, em um País das Maravilhas, mas não no aqui e agora, existem milhares de camadas entre sua mente e você. Você não está consciente. E a menos que você seja corajoso para observar friamente suas crenças que vem carregando a anos, a menos que você seja corajoso para observar suas certezas até que elas se tornem incertezas, você não pode sair do sonho, pode fazer de tudo, ir para uma caverna meditar, ir para o Himalaia, para o topo do monte Everest, pode sair do planeta para meditar em Marte, pode me xingar e ignorar esse texto, porém se deixar essas camadas intocadas, se não parar para observar todas as camadas sem medo de estar sonhando, vivendo uma mentira, nunca irá acordar.




  E para que você acorde de um sonho é preciso apenas que se torne consciente de que está dormindo, nenhum esforço é necessário, nenhuma energia precisa ser gasta. É preciso muito mais energia para manter a ilusão do que para sair da ilusão. Então se quer adentrar no desconhecido, comece por um passo muito simples, comece a ficar consciente dos processos da sua mente e do seu corpo, sem julgar nada como bom ou ruim, apenas observe.



  Não reprima nada, a repressão só alimenta a mente, não lute contra nada, a pura observação irá te levar a verdade. A pura observação irá descascar a cebola. Não é preciso nenhum esforço, nenhum desejo, só fique em silêncio e observe. Seja corajoso, enfrente tudo que aprendeu até agora, todas as crenças, todas as ideologias, todas as certezas, hábitos, desejos, vícios, memórias, mas esse “enfrentar” não é uma luta, não é repressão, é observação.


  Se ainda não entendeu o que eu quero dizer com estar consciente, pare agora mesmo e observe a sua respiração, fique consciente da sua respiração agora nesse momento.




  Veja, você respira em torno de 22 mil vezes por dia totalmente inconsciente e eu tive que te lembrar de que está respirando para você perceber que está respirando. Tive que fazer você lembrar de que está fazendo algo que te mantém vivo! E o mais interessante é que ao ficar consciente de sua respiração, agora você controla ela, um processo totalmente instintivo, e agora você está no controle. Imagine quantos outros processos estão no automático em você. E só de parar para observar você acorda. É isso que acontece com a mente, se você está consciente, se você observa a mente de fora, ela deixa de estar no controle. Mesmo que seja um instinto muito poderoso, ou uma crença muito enraizada, se você tiver coragem para enfrentar esses processos, eles morrem, automaticamente, desaparecem. Não é necessário nenhum esforço, nenhuma repressão.


  Um utilitário para que você se torne mais consciente é a meditação. Meditação não tem nada a ver com religião, meditação é apenas observar, e você faz isso todos os dias, você observa os carros antes de atravessar a rua, correto? Só que na meditação você não observa o que evidentemente está fora, você observa seu corpo e sua mente, você se vira para dentro de si. Então se você que está lendo isso é cristão, ou segue alguma religião que condena a meditação, pode ficar tranquilo, não é pecado. Depois, se chegar a conclusão de que eu estou errado, peça perdão a Deus e vida que segue. :)


  Comece a meditar hoje mesmo! Busque um lugar tranquilo, use um fone com algum som da natureza, ou é ainda mais aconselhável usar um protetor auricular, conhecido como tampão de ouvido (você encontra bem baratinho nas farmácias ou na internet). Isso irá impedir que os ruídos externos te atrapalhem. Fique sentado de maneira que se sinta confortável (não precisa ficar na posição de Lotus, aquela posição muito usada pelos budistas, apenas evite ficar deitado para não acabar dormindo) Coloque um despertador para apitar quando quiser parar de meditar, (aconselho meditar no mínimo meia hora por dia) feche os olhos e apenas fique consciente de tudo que puder, tudo que acontece no seu corpo e na sua mente, sua respiração, aquela coceirinha que surge do nada, a vontade que surge de se coçar, seus pensamentos, memórias, reações involuntárias, desejos, medos, crenças que carrega há muito tempo, emoções, estados de ânimo, estados emocionais que surgiram em certas ocasiões, etc.


  Apenas observe, e o que não serve desaparece naturalmente, o lixo é limpo naturalmente, onde há luz a escuridão não pode existir, é impossível. Eu te desafio a começar a meditar hoje! Basta um pequeno e sutil estado de consciência para que você comece a despertar cada vez mais. Então comece hoje mesmo.


Se você é novo aqui, leia os outros artigos do blog, se achou que esse artigo foi útil para você, adicione o blog aos favoritos no seu navegador para estar sempre atento a novas postagens, faça uma boa ação compartilhando esse texto, fique a vontade para comentar aí em baixo, e o mais importante, não ignore e permaneça com o que acabou de ler em sua memória, se quiser entre no canal do telegram também para ficar atento aos novos artigos clicando nesse link.

Namastê

Comentários

  1. Tem um app chamado Headspace bem simples de usar que ajuda no hábito de meditar.
    Baixei semana passada pra testar e gostei

    Ótimo post.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Os textos daqui clareiam bastante a visão de quem está cego e embotado pelos condicionamentos sociais, quem não consegue ver a realidade fora desses padrões ilusórios e "vive" no automático com o guia do egocentrismo.
    Mas olhando com uma percepção mais realista, a questão dessa meditação que depende de lugares silenciosos, posições específicas e etc...é só mais uma espécie de fuga da realidade. É muito fácil estar sereno e em paz em locais silenciosos e em meio a natureza, mas o desafio é no dia a dia, com todos os acontecimentos que ocorrem no agora, estar "meditando" em meio a essa insanidade contemporânea. Meditar é compreender a totalidade da existencia, que é sempre, agora, não se pode depender de lugares ou até mesmo de fechar os olhos, senão cairá só em mais um tipo de crença e condicionamento. Mas ok, talvez isso explicado aqui sirva como um ponto de partida pra saber qual é a sensação, pra posteriormente estar assim o tempo todo, livre das cargas da mente, seja aonde for.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comentário perfeito. Estar sereno na guerra do dia a dia eo objetivo final, mas o treinamento inicial necessita de um ponto de partida mais calmo como uma meditação em casa no silêncio.

      Excluir
  3. Excelente texto reforçando novamente a importância da meditação e da observação de si mesmo. Gostaria de saber qual seu nível de "despertar" e quais conquistas você adquiriu com isso. Quem sabe um texto contando sua história, como vc começou a adentrar este tipo de pensamento e etc até seu momento atual.

    Compartilhei o texto na minha pagpáge vou continuar fazendo isso sempre que sair algo novo por aqui.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por compartilhar o artigo :)

      Quanto ao meu nível de despertar, não é algo que pode ser medido, não pertence a mente, somente a mente faz medições, comparações. "E quais conquistas você adquiriu com isso?" Não há conquista alguma, essa pergunta veio também da mente, do sonho. Não há conquista alguma. Você está dando um passo perigoso lendo esses artigos. Se você realmente compreender, se você realmente for corajoso, você pode estar correndo um grande perigo. Você pode se perder completamente. Você pode morrer! Não haverá mais nenhum Tirano, nenhum eu. Talvez somente como um utilitário social, mas com a verdadeira compreensão, nem mesmo o seu nome você terá. Então aqui você não irá ganhar nada, ao contrário, irá perder. Porque a menos que você esteja perdido, a verdade não será encontrada. A menos que você desapareça, ainda estará vivendo em um sonho. Você é a barreira. Por isso não posso prometer nada. Não posso criar expectativas na sua mente, não posso criar desejos, se não eu apenas estaria alimentando o seu sonho.

      Excluir
  4. Envia o link do grupo do telegram,por favor,Ademais, ótimo texto!

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito do Blog, irei praticar a meditação.

    ResponderExcluir
  6. Estou evoluindo a cada dia, muitas coisas aí eu aprendi no livro o poder do agora... Muito top.

    ResponderExcluir
  7. Bacana esse artigo, continue trazendo mais artigos por aqui...

    ResponderExcluir
  8. Achei o conteúdos muito interessante, vou melditar preciso evoluir !

    ResponderExcluir

Postar um comentário