Como modificar o passado na sua mente.


COMO

 

 MODIFICAR O

 

 PASSADO NA

 

 SUA MENTE

 

 

Tenha em mãos o controle remoto

do seu cérebro...


Antes de continuar lendo, se inscreva no meu canal no YouTube para receber conteúdos GRATUITOS e ainda melhores!!! CLIQUE AQUI 


    E se eu dissesse que é possível modificar o seu passado? Não, não me refiro a uma máquina do tempo onde você voltaria e mudaria as coisas que aconteceram. Estou falando em modificar sua mente de forma que uma memória considerada negativa ou desnecessária não cause mais a mesma reação emocional que causava antes. Ficou interessado? Então continue lendo...

 


  Primeiro é preciso que você compreenda profundamente que o passado em si não existe mais, além é claro, da sua memória. Assim como o futuro também não existe, é apenas imaginação, uma tentativa de previsão do seu cérebro. Ou seja, só existe o agora. E essa é uma das percepções que se consegue atingir com a prática da meditação. Estar presente no agora é muito difícil para a maioria das pessoas. Na maior parte do tempo estão pensando no futuro, ou vivendo do passado...

 


  O segundo ponto que você precisa compreender é que a sua mente é apenas uma ferramenta, um mecanismo biológico que existe com um único propósito, se adaptar ao meio para que seus genes sobrevivam. Por isso você possui memórias por exemplo, para que você não caia na mesma armadilha de novo e de novo. Para que você sobreviva. Pelo menos essa aparentemente foi a função inicial desse mecanismo. É por isso que o passado existe para você. E claro, o futuro também só existe para sua mente pois é útil para que você tente prever o que irá acontecer, de forma a também evitar armadilhas. Sua mente é uma ferramenta da natureza, você pensa da forma que pensa pois é necessário para a sua sobrevivência.

 

   Pense bem, será que o passado e o futuro existe para uma árvore por exemplo, ou ela está totalmente no agora? 

 


  Mas se o passado não existe de fato, apenas a impressão dele em seu cérebro, será que é possível modificar essa impressão (memória) de forma a anular os efeitos emocionais que ela causa no seu corpo? Será que é possível modificar memórias traumáticas, lembranças tristes e agoniantes?


  Sim é possível.


  Perceba que suas memórias trazem consigo imagens, sons e sensações do que aconteceu. Essas impressões podem ser propositalmente modificadas em sua mente modificando o sentimento associado a elas.


  Se você modificar, por exemplo, a imagem que aparece em sua mente quando você lembra do que aconteceu, e fizer isso algumas vezes, ficará difícil para o seu cérebro diferenciar o que realmente aconteceu da sua modificação, alterando assim a resposta emocional para a memória

 

(Veja como uma imagem causa uma sensação diferente da outra com uma simples modificação.)


  Para realizar isso, você precisará fazer um pequeno exercício mental. Se lembre de algo que trás em você uma reação negativa. Pode ser uma pessoa, um momento da sua vida, algo que você fez e não consegue se perdoar pois tem um sentimento negativo de culpa muito forte associado, etc.


  Bom, ao trazer a memória em mente, acredito que surgiu uma imagem, som ou sensação do que ocorreu no passado. Caso tenha surgido uma imagem por exemplo, vamos iniciar um processo de modificação

 

(Usarei como exemplo a imagem desse doce delicioso, apenas para que você entenda como terá que fazer o processo na sua mente com sua memória. 😉)

   

 

  Se a imagem for colorida deixe ela em preto e branco.

 

 (Veja que a reação emocional já começa a mudar.)


  Após deixar em preto e branco, vamos deixar a imagem pequena, como se ela tivesse bem longe...

 


  Agora vamos deixar ela de cabeça para baixo. Tirando todo o sentido da imagem. 

 

  Faça isso umas três vezes e após isso tente se lembrar da memória e veja se a reação é a mesma

 


  Mudou a reação? Isso aconteceu por que agora sua mente não sabe diferenciar o que realmente aconteceu da imagem falsa que você criou nesse processo, usando a memória real.

 

  O mais incrível é que isso também pode ser feito com o som. Por exemplo, se na memória você se lembra de uma voz e isso te causa uma sensação ruim, que tal se lembrar de um comediante ou personagem de desenho animado que tenha uma voz engraçada e colocar no lugar...

 

 

 


  Ou até mesmo diminuir o volume da memória, como se estivesse com um controle remoto na mão...

 

  Enfim, existem milhares de modificações possíveis que irão diminuir ou aumentar a reação emocional de suas memórias. Basta experimentar e ver o que funciona melhor para você. 

 

  

  Parece algo bobo, mas é extremamente funcional e útil. Eu mesmo já modifiquei e enfraqueci muitas memórias desnecessárias na minha vida usando esse método. Ele é útil para se livrar de traumas, timidez, fobias, medos, impulsos, e muitos outros processos indesejáveis da sua mente. 


  Você precisa aprender a usar a sua mente e não permitir que ela use você. Sua mente é uma ferramenta que deve ser usada ao seu favor e não contra você. Compreenda profundamente que a maior parte do funcionamento de sua mente não é consciente, então ela pode fazer algo que te prejudique mesmo sem ser o objetivo biológico dela. Cabe a sua consciência controlar o processo de fora.

   

  Por exemplo, o medo muitas vezes não é um sentimento consciente. Embora ele possa impedir que você aproveite muitas oportunidades em sua vida, sua mente, ou seja, o processo biológico, não está nem ai pra isso, seu corpo simplesmente aciona o medo para te proteger. Estando consciente, cabe a você saber se o medo é útil ou não. Isso é usar a mente e não ser escravo dela. 


  Com esse método que você aprendeu nesse artigo, e um pouco de prática, você terá o controle sobre as suas memórias, impedindo assim que elas te atrapalhem em sua vida, mesmo você não querendo que isso aconteça.


 

   

 

  Gostou? Então leia meus artigos relacionados e adicione o blog aos seus favoritos:  

  

 Entre no canal do blog no Telegram https://t.me/muitoalemdamente e fique por dentro dos novos artigos.


Até a próxima!

 




Namastê


 





 


Comentários

  1. Obrigado. Vou seguir estas dicas. Namastê!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom. Cheguei aqui por indicação de um blog de finanças. Voltei a meditar, baixei um app de gerenciamento de hábito para me lembrar e agora aguardar consolidar. Obrigado. Se tiver indicação de livros seria muito bom também.
    Namastê!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, bem vindo ao blog, te indico o livro "Além das fronteiras da mente" do Osho, você acha facilmente o PDF no Google. Namastê!

      Excluir
  3. Mesmo com a modificação da sensação, la no fundo voce ainda sabe que o que aconteceu que te traumatizou é verdade. isso sim anula um pouco o impulso emocional que se tem quando lembra de algum fato do passado, porém nao acho que o metodo seja capaz de curar um trauma de verdade, substituindo psicoterapia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em um estado de consciência, não há identificação com o passado. Não há mente. E se não há mente não há trauma, pois o trauma é gerado pela mente, pela identificação com o passado. Uma pessoa morta poderia ter um trauma mental? Uma não mente poderia ter um trauma mental? Esse método desse artigo específico é apenas um método de PNL, portanto não pode eliminar traumas. O que eu ensino nesse blog não é apenas esse método, é o despertar da consciência.

      Excluir
  4. Mais uma vez, excelente artigo. Valeu Brian.

    ResponderExcluir

Postar um comentário